quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Redson morreu, mas deixou seu legado...

Fiquei sabendo da morte de Redson hoje de madrugada. Quem me contou foi a vocalista da banda Ibis, Vanessa. Fiquei chocado com a notícia e só agora que consigo escrever sobre o fato. Perdemos nossa referência. Ficamos orfãos. No único  Caipiro Rock realizado em Ribeirão Preto em 2001, se não me falha a memória , tive o prazer de fazer uma entrevista com ele que infelizmente não foi publicada. Ainda tenho ela e assim que for possível publicarei nesse blog nosso bate papo sobre movimento punk, juventude, shows pelo Brasil e países da Europa.
Conversamos bastante naquela noite, usava o gravador de uma amiga jornalista, que posteriormente faria a trancrição da entrevista, mas acho que falamos demais e acabamos perdendo o foco, e a entrevista ficou muito grande. Dessa conversa o trecho que mais me marcou foi quando Redson falava sobre o que pintavam a respeito do punk nos anos 80. Os punks eram vistos como marginais repulsivos, afim de promover a baderna. Essa imagem foi muito incentivada pelo Fantático, que levou ao ar uma reportagem que mostrava jovens punks bêbados e falando asneiras para as câmeras. Depois daquilo, o movimento murchou na capital, mas o Cólera não desistiu e saiu em turnês para onde quer que fosse, mostrando a todos que o punk nacional tinha sim uma proposta positiva e que ao revelar a miséria e a violência propunha ao mesmo tempo uma reflexão.
Num dado momento da conversa o interrompi e perguntei: " o que o fez acreditar que conseguiria??? O que o motivou Redson??? Após um breve silêncio me respondeu: " Se você não acreditar em você mesmo, quem irá acreditar?"


Redson Pierre e o primeiro baixista da banda levando um puta som em Serrana - SP no Caipiro Rock no dia 16 de Junho de 2006.
http://youtu.be/WBSI9o2o9PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário