sábado, 15 de outubro de 2011



2ª Intervenção Urbana em Ribeirão Preto

Corvo de Vidro e Mano Pinga e seus Comparsas








Um raio cai sim duas vezes em um mesmo lugar. Isso foi comprovado hoje, 15 de outubro de 2011. Além de marcar o dia dos professores, marcou também a segunda intervenção promovida pelo Movimento Garrafão Underground. As mesmas bandas ( Corvo de Vidro e Mano Pinga e seus Comparsas ) e também as mesmas reações do público que parou, estranhou, mas depois fotografou e se divertiu com as bandas. Tiveram também algumas turbulências, mas que foram rapidamente contornadas. Voltaremos a elas depois.
Como em um vídeo tape, o Corvo de Vidro foi a primeira banda a tocar. Senti dessa vez os populares mais próximos de nós, incentivando e aplaudindo. Alguns mais exaltados proporcionaram um show a parte. Dançaram, pularam, tiveram por alguns instantes suas vidas assistidas pela sociedade que lhes dá as costas. Nesses instantes lembrava-me de um som do Cólera chamado “ Os bêbados “ que diz: “ latas sujas e vazias na estação, todo dia sem motivo lá estão... cada vez mais que antes eles beberam e voltam sempre pro refúgio da estação”. A palavra estação nesse caso seria substituída por mercadão. Sem que me desse conta do tempo, já estávamos no final da quarta música e eu cantaria a quinta. Uma homenagem ao guitarrista e vocalista de uma das bandas pioneiras do Punk nacional, Redson Pozzi, da banda Cólera. “...esse som é para nunca esquecermos, esse som é para jamais termos amnésia.” Para mim o momento alto de nossa apresentação, já que cresci ouvindo essa banda e aprendendo muito sobre a vida com as mensagens certeiras de suas letras. Outro momento digno de nota foi quando, ao comunicarmos o fim da apresentação, ouvimos algumas vozes que pediam para tocarmos “simplesmente Gelada”. Voltamos e tocamos. Foi nosso primeiro bis. Mais uma vez, como em um flashback, Alan, Guitarrista do Corvo de Vidro, anunciou a próxima atração – E agora, Mano Pinga e seus Comparsas.
Parte das turbulências que enfrentamos e que atrasou o início do som, foi a energia que faltou no Mercadão e tivemos que conseguir uma outra fonte. Começamos tarde e as duas bandas precisaram encurtar o seus repertórios. O Mano Pinga e seus Comparsas começaram com toda energia sua apresentação, mas infelizmente apresentaram somente quatro músicas já que o horário de nossa permissão havia terminado.
Durante o som das bandas, foram distribuídos fanzines /coletâneas com sete músicas. Quatro do Mano Pinga e seus Comparsas e três do Corvo de Vidro, sendo que uma delas “ Doença Imperfeita, foi gravada no Estúdio Garrafão. O zine também trouxe a release das duas bandas e uma apresentação do Movimento Garrafão que você poderá ler na sequência.

Muito prazer!!!! Movimento Garrafão Underground.
Chegamos para ficar!!!!!!!!

O Movimento Garrafão Underground surgiu em 2011, através da união de pessoas interessadas em levantar o movimento underground e independente dos cenários musical e artístico ribeirão-pretanos.
O estopim se deu com o sucesso do Arena Rock 2011, o maior festival de Rock de Ribeirão Preto, que foi levantado de forma independente e com poucos dias hábeis. Disso, apareceram novas ideias e propostas para fortalecer o cenário Rock and Roll da cidade, que já há algum tempo se encontrava abandonado. E esta é apenas uma delas.
Sua sede está localizada no Garrafão Underground Estúdio, onde são realizadas as reuniões, encontros, preparação e planejamento de ações do grupo.
Nosso movimento deseja criar um espaço onde as bandas possam divulgar seu trabalho livremente, ter acesso a shows, eventos e locais pra tocar, conceder entrevistas via livestream e obter dicas e apoio para preparar material para divulgação.
Na manhã de 24 de setembro de 2011, o movimento realizou uma intervenção no Espaço Cultural, localizado no corredor entre o Mercadão e o CPC. O fluxo de transeuntes foi interrompido pelo som das bandas, Corvo de Vidro e Mano Pinga e seus Comparsas. Todos paravam, fosse para dar uma olhadinha, ou para tirar fotos. Com o sucesso da intervenção, resolvemos realizá-la outra vez. Dessa vez as bandas terão seu material divulgado numa coletânea que acompanha o zine. Além da apresentação do Movimento Garrafão Underground, o leitor também terá acesso às releases das bandas. Ações como essa, serão realizadas com frequência, portanto fiquem atentos às novidades que certamente virão.
Já comprovamos que com pessoas interessadas, com esforço, dedicação e acima de tudo, união, poderemos fazer o movimento crescer cada vez mais e enraizar concretamente a cultura Rock and Roll, que já está opaca há um bom tempo na cidade.
Esperamos que  todos se juntem a nós, para um trabalho e esforço conjunto e satisfação geral do público Rock and Roll.
Long Live Rock and Roll!





 

















   

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário